Secretário Estadual de Direitos Humanos estará em Carrancas nesta sexta-feira (29) para entrega de acervo de livros

Nilmário Miranda entrega Prêmio de Direitos Humanos a mais seis municípios em Minas


Secretário inicia  hoje (28) a visita a cidades no Campo das Vertentes e que nos últimos 10 anos tiveram índice zero de homicídios.

por João Vitor Viana Cavalcanti

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, inicia hoje (28), no Campo das Vertentes de Minas, a segunda etapa de visitação e entrega do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania (Sedpac) a 33 municípios mineiros que nos últimos 10 anos tiveram índice zero de homicídios. 
Ao todo, serão visitados seis municípios da região. No início do mês, Nilmário já havia entregue a premiação – acervo de livros – a representantes de das cidades condecoradas na Zona da Mata Mineira: Pequeri, Paiva, Belmiro Braga e Arantina.  Até o final deste ano, a Sedpac pretende entregar mais de 30 mil livros aos municípios agraciados Estado.

No Campo das Vertentes, o secretário visita hoje (28) à noite o município de Santana do Garambeu. Já amanhã (29), ele estará em Madre de Deus, Minduri e Carrancas. No dia 30, Nilmário encerra esta etapa entregando o prêmio às comunidades de Conceição da Barra de Minas e Ibituruna.

Cada um dos seis municípios serão contemplados, inicialmente, com exemplares de livros de diversos gêneros da Secretaria de Estado de Cultura, Edições Câmara e da Fundação Perseu Abramo. Ao longo de 2016, novas parcerias serão concretizadas para garantir a permanente modernização dos acervos literários das bibliotecas dos referidos municípios. Além da entrega do prêmio, Nilmário quer conhecer de perto as ações que vêm sendo adotadas pelos municípios para a manutenção do índice zero de homicídios.

Criado no ano passado, o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos da Sedpac foi uma das formas de valorizar os segmentos que se destacaram nas práticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos no Estado. “Minas pode e deve dar o exemplo do desarmamento, do combate à violência e da promoção do diálogo em detrimento do discurso do ódio. A cultura de paz e do respeito deve ser compromisso acima de qualquer divisão política, ideológica ou religiosa”, enfatiza Nilmário Miranda.

Prêmio
O Prêmio Mineiro de Direitos Humanos, concedido aos 33 municípios em solenidade no dia 10 de dezembro do ano passado em concorrida solenidade na Assembleia Legislativa de Minas, além de conferir o devido reconhecimento e destaque às pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o avanço dos índices de Direitos Humanos no Estado, torna visíveis as práticas exitosas nesse segmento. A condecoração busca incentivar ainda a produção e o fomento de ações que privilegiem a temática de direitos humanos.
Em mensagem lida aos participantes durante o evento em dezembro de 2015, o governador Fernando Pimentel afirmou que a política de direitos humanos é prioridade em seu governo e que a sua administração “tem atuado no sentido de reduzir os índices de violência e pela valorização da diversidade, sempre por meio do diálogo franco com a sociedade, procurando incorporar a cidadania na luta contra qualquer tipo de violação dos direitos fundamentais em Minas Gerais”. De acordo com Pimentel, “não há paz onde há insegurança, desigualdade e intolerância”.


fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de Minas Gerais
foto: divulgação


Comentários