A performance em sete dias de 'vida' do site "Carrancas Em Pauta" surpreende editor

De acordo com o relatório do Google Analytics, o site apresenta bom desempenho em visitas e navegação nas páginas publicadas: 383 visitas em uma semana

.:: por Sabrina Perri ::.

Lançado há apenas sete dias, a revista eletrônica Carrancas Em Pauta, um produto editorial da Carrancas Comunicação, recebeu nesta sexta-feira 6/6 o relatório semanal completo do Google Analytics que espelha as reações do público internauta.

A análise é minuciosa e robotizada com ferramentas que fornecem dados para o cliente avaliar suas estratégias de desempenho e de alcance do site.



Quem ganha é o público leitor e o anunciante
Para Fernando Luigi, criador e editor da revista eletrônica, estes primeiros resultados são animadores, pois sinalizam que o projeto editorial está no caminho certo. Dos minisites ou blogs já criados por Luigi, o que mais surpreendeu foi o minisite 'www.residencialengenhodagua.blogspot.com' que em seu primeiro ano de publicação recebeu mais de 77 mil visitas.

O Blogger é a plataforma utilizada pela Carrancas Comunicação (desde 2008) para desenvolvimento de blogs, minisites e páginas, que oferece segurança e a garantia da busca de publicações na rede mundial de computadores. O provedor escolhido pertence ao grupo de empresas do Google, o que facilita a comunicação e intervenção sistemática do webmaster (construtor de sites) e o 'hospedeiro'.

Abaixo apresentamos os relatórios que apontam os resultados surpreendentes na primeira semana de publicação desde o lançamento:






Entenda o Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar um site é fornecido um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. É incorreto pensar que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um webmaster por trás, ele apenas demonstra as informações para que sejam corrigidas.

O Google Analytics é uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.
O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.

O Google Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java_(linguagem_de_programação), reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

O Sistema conta com um breve código javascript em cada página do site que o visitante acessar. Este código envia os dados ao Analytics, que, por sua vez, os transmite ao dono. A cada novo site cadastrado no sistema, o Google Analytics varre o código-fonte em busca do código fornecido. Caso não encontre ele continua acessando a página periodicamente até encontrar a seqüencia de caracteres prevista. Caso não encontre-a, o sistema não fornecerá dados ao cadastrante. Isto serve como uma forma de confirmar que somente o dono da página cadastre seus sites e somente ele tenha acesso aos dados.


Comentários

Unknown disse…
Poxa Fernando, gostei dos resultados. Só 7 dias no ar e já tem esse panorama, está muito bem. Os resultados nos dará base para direcionarmos o material a ser divulgado. Parabéns pelo trabalho e demonstração de resultados. Vera Lúcia Correia da Silva
É isso aí Verinha, vamos fazer as coisas acontecerem, certo?
Regina, agradeço e fico feliz pelo seu prestígio.