Procissão e Congada na Festa de Nossa Senhora do Rosário em Carrancas


Tradicionalmente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas e que pertence à Diocese de São João Del Rei, abre as festividades nesta quinta-feira 9 da "Festa de Nossa Senhora do Rosário". 
A agenda você confere logo abaixo, programe-se:

Dia 9 - Quinta-feira:
18h30 - Santa Missa e Tríduo Preparatório
Tema: O "Sim" de Maria e o Nosso "Sim"
Participação do Congado e comunidade

Dia 10 - Sexta-feira:
18h30 - Santa Missa e Tríduo Preparatório
Tema: Maria, o caminho que nos leva a Jesus
Participação do Congado e comunidade

Dia 11 - Sábado:
18h30 - Santa Missa e Tríduo Preparatório
Tema: Maria Virgem da Alegria e da Esperança
Participação do Congado e comunidade

Dia 12 - Domingo:
05h00 - Alvorada
07h30 - Santa Missa
14h00 - Procissão ao Encontro da Rainha e do Rei e troca de Reis. Em seguida, a apresentação dos ternos.
17h00 - Procissão até a Capela de Nossa Senhora do Rosário para descida do mastro e encerramento da festa.


Fonte: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Carrancas
foto: Arquivo CEP


O Congado


O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais.

A origem do congado é a lenda do Chico-Rei. Segundo conta a história, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, e que foi trazido para o Brasil junto com mais 400 negros para serem escravizados.
    
Não há documentos que comprovem a existência desse 'rei de congo', são estórias orais, contadas de geração em geração.
Dizem que Chico era um monarca guerreiro que foi capturado junto com sua família por portugueses traficantes de escravos e trazido ao Brasil. Durante a viagem sua esposa e alguns filhos faleceram apenas ele e um filho aguentou a viagem.
Ao chegar ao Brasil foi comprado pelo Major Augusto, proprietário da mina da Encardideira, e foi levado para Vila Rica.
    
Trabalhando como escravo conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Adquiriu a mina da Encardideira. Aos poucos, foi comprando a alforria de seus compatriotas. Ele era considerado 'rei' pelos outros escravos.
    
O 'Rei preto' se casou com uma nova rainha e seu prestígio foi crescendo em Ouro preto, antiga Vila Rica.
    
Organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a igreja do alto da santa cruz. Por ocasião da festa dos Reis Magos, em janeiro, e na de Nossa Senhora do Rosário, em outubro, havia grandes solenidades generalizadas com o nome de 'Reisados'.
    
Nessas festas, Chico-rei aparece bem trajado e acompanhado de sua rainha, eles são acompanhados por músicos e dançarinos ao som de caxambus, pandeiro marimbas, canzás em intensas ladainhas.
    
O congado que hoje é celebrado em várias regiões do Brasil é um movimento cultural que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros, coroações e cavalgadas, expressos na festa do Rosário plenamente no mês de outubro. Na festa se utilizam instrumentos musicais como cuíca, caixa, pandeiro e reco-reco, os congadeiros vão atrás da cavalgada que segue com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário.
     
Trata basicamente de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões mouras.

Pesquisa: portal do folclore brasileiro
Tela: Marisa Vidigal


Comentários