Estratégias para alavancar as vendas no Natal


Que, em 2015, a crise econômica, o desemprego e a instabilidade financeira vão influenciar os consumidores na hora das compras e na quantidade de presentes para a data, é fato indiscutível. Contudo, há formas de os comerciantes minimizarem, ainda que apenas um pouco, esses impactos nas vendas. 

De acordo com o consultor e coach de Vendas Jaques Grinberg Costa, as vendas para o Natal começam dois meses antes e portanto, é necessário ter uma estrutura e um time preparados para alcançar os resultados esperados. “Precisamos inovar para vender mais e ultrapassar as metas. Os Brasileiros são festivos e consumistas, precisamos ajudá-los a comprar o que querem e precisam. O atendimento, a estrutura e um time bem organizado são os principais pilares para resultados positivos e um Natal feliz para ambos os lados”, releva.
Para esta melhora, Jaques lista quatro dicas que
certamente fazem a diferença na elaboração de estratégias para o fim de ano.

1) Exposição dos produtos - O ambiente da loja e a exposição dos produtos são fatores importantes para atrair clientes. Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos âncoras com condições especiais para atrair clientes é um diferencial competitivo. As grandes redes de supermercados sabem fazer a exposição muito bem, compramos produtos que não precisamos por encontrá-los de forma atrativa, na altura certa e com as condições que gostaríamos. E ainda, no caixa, tem as revistas, chocolates etc., que também não precisávamos mas pela facilidade compramos.

2) Prepare o seu time - Funcionários desmotivados, despreparados, desvendem! Na época de final de ano é comum as empresas contratarem funcionários temporários, aumentar a carga horária dos funcionários já treinados, mudanças nos horários e etc. São pequenos fatores que podem desmotivar os melhores e motivar os despreparados. Imagine o resultado! Dá medo? Espero que sim! Manter o time motivado, ciente do que irá acontecer e com feedback que a empresa precisa e conta com o apoio de todos é essencial. Treinar os novos funcionários com antecedência e orientar todos para trabalharem em equipe é investir nas pessoas que trazem os resultados esperados, com condições de surpreenderem com as vendas.

3) Os clientes - Muitas empresas esquecem do banco de dados de clientes. Enviar um e-mail, uma mensagem ou telefonar para lembrar os clientes das promoções, condições especiais de parcelamento e produtos diferenciados despertam o interesse pela compra. Precisamos ter os clientes sempre ao nosso lado, lembrando de quem somos. Se a sua loja quiser fazer diferente para fazer a diferença, envie uma mensagem institucional, como por exemplo: “Sr. Jaques Grinberg queremos agradecer por ter visitado a nossa loja em 2015, para nós tê-lo como cliente é uma imensa satisfação. Para o Natal, esperamos que tenha uma experiência de compra como teve conosco. Estamos a sua disposição, abertos até às 22h00 todos os dias, com muitas novidades.”

4) Como aumentar o ticket médio por compra - O vendedor não vende, ajuda o cliente a comprar o que deseja e precisa. Se precisamos ajudar os nossos clientes, precisamos também ajuda-los a lembrar quem irá ganhar presente este ano. Uma dica poderosa é ter um bloco de anotações e uma caneta e durante o atendimento, bate papo informal, com o cliente, descobrir para quem ele está pensando em comprar presentes.


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