Como será o tratamento do esgoto de Carrancas?

A rede coletora será de 6.412 metros de extensão para um investimento total de quase 
R$ 5,3 milhões

A foto acima mostra uma ETE semelhante à que será
implantada em Carrancas
Na edição passada (Outubro nº 8) publicamos a matéria “Obras para a estação de tratamento de esgoto serão licitada em outubro”, e teve uma repercussão positiva. Para esta edição trazemos informações mais detalhadas sobre como será essa estação. Antes, porém, vamos aqui esclarecer ou tentar minimizar algumas dúvidas que nos foram trazidas, e a reportagem buscou resposta com o prefeito José Raimundo.

Todo o processo de tratamento do esgoto da cidade, após coletado receberá tratamento químico o que pode
ser traduzido em redução máxima do desagradável odor e o produto resultante será água com mais de 90% de pureza, porém, imprópria para utilização humana.

O prefeito nos informou também que o processo licitatório sofreu atraso por conta da formatação técnica exigida pela lei. No mês de novembro haverá desenlace desse processo e assim a população tomará conhecimento do início desta grande e importante obra.

A estação de tratamento será constituída de reator UASB seguido de filtro biológico percolador. O lodo excedente gerado no sistema deverá ser descartado e disposto em leitos de secagem, de onde deverá ser encaminhado à Usina de Triagem e Compostagem que recebe os resíduos domésticos do município. O efluente tratado será lançado, através do emissário final, no ribeirão Carrancas.







Informações técnicas
- Os recursos para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Carrancas serão financiados pelo Governo Federal/Funasa, através do PAC 2.

- Termo de Compromisso nº 0520 de 07/05/2015, firmado entre o Governo Federal e o município de Carrancas.

- Valor da Obra: R$ 5.237.915,42 (cinco milhões, duzentos e trinta sete mil, novecentos e quinze reais e quarenta e dois centavos)

- Objetivo:
O principal objetivo do empreendimento é a despoluição, proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população. De modo detalhado, visa eliminar os lançamentos de esgotos “in natura” em corpos receptores com a implantação de rede coletoras, interceptores e de estação de esgoto.
Sendo também fundamental para a despoluição das águas, visto que Carrancas é uma cidade com grande potencial turístico, devido à existência de diversas cachoeiras.

- A obra irá contemplar:

  • Melhoria da rede coletora – extensão de 6.412 m.
  • Implantação de 03 interceptores de esgoto: Córrego Areal (1.100m); Córrego Umbelino (350m) e no Ribeirão Carrancas (1.043 m).
  • Implantação de 01 Estação Elevatória
  • Implantação de 01 Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.


IMPORTANTE:
Dia 12 de novembro de 2015, às 19h00, no Salão de Eventos, será realizada Audiência Pública para apresentação da obra de implantação da ETE.


Comentários