Roteiros alternativos

Projeto do Sebrae para o Turismo de Carrancas destaca qualificação e criação de novos produtos

A Secretaria de Turismo e Cultura de Carrancas realizou no dia 22/9, no salão de eventos Vereador Edgard de Souza Andrade, mais uma rodada de palestras para empresários do setor.
Participação significativa do setor para ouvir o palestrante Flávio Vitarelli, consultor do Sebrae, onde sinalizou para que todos busquem por soluções mais simples tanto na criação de novos roteiros quanto na divulgação.

No programa “Oportunidade de Negócios” do Sebrae para o Turismo, estão destacados os formatos: Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo para Naturistas e o Turismo Religioso, como alguns dos segmentos turísticos com potencial de investimento.




É preciso observar que o mercado turístico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Novas demandas surgiram, abrindo oportunidades de investimento para os empresários do setor. As mudanças também exigem ações capazes de atender às necessidades atuais, sem comprometer os recursos para as próximas gerações.

Um nicho que tem despontado é o de roteiros alternativos, como o ecoturismo, que pressupõe a utilização dos destinos turísticos de maneira sustentável. Há ainda o turismo naturalista e o turismo ligado à espiritualidade. Todos eles são destinados a públicos específicos.

Os roteiros alternativos são aqueles que se distanciam da oferta padrão de destinos turísticos. Oferecem outras formas de lazer e relaxamento, que podem contar com translado e hospedagem diferenciada, a exemplo de estada em uma colônia de pescadores.

Em geral, as pessoas interessadas nesses roteiros buscam conhecer outras potencialidades não oferecidas pelos pacotes tradicionais.
É importante que o empresário esteja atento às demandas do público, oferecendo serviços que foquem na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.

As ações de turismo alternativo podem ser implementadas por empresas de todos os portes, que podem atender desde turistas individuais, casais, pequenos grupos ou caravanas. Observar os diversos perfis de público é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

A empresa pode se especializar em um desses segmentos, ocupando nichos de mercado cujo potencial ainda pode ser amplamente explorado.

As estratégias de comunicação devem ser direcionadas aos potenciais interessados. Uma boa ferramenta para isso é o marketing digital, que possibilita a identificação direta dos grupos de interesse, a exemplo da divulgação em sites especializados ou nas redes sociais.