Festival Cultura e Gastonomia Tiradentes incentiva e movimenta economia através da comida

Da Redação
Setembro/2015
fotos: Fernando Luigi

Aproveitando a pesquisa de uma viagem realizada pelo Brasil, o Festival cresce, traz novidades e movimenta a economia da cidade histórica de Minas Gerais. 

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados.


O Projeto Fartura, que inclui o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH e Festival Fartura Fortaleza
Tiradentes recebeu, no período de 21 a 30 de agosto, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 18 anos, potencializa a histórica cidade mineira.  O Festival, que faz parte do Projeto Fartura, levou para a cidade grande variedade de atividades gastronômicas, permitiu aos visitantes desfrutar da riqueza do conteúdo gastronômico do Brasil e movimentou a economia local.

Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia. 
A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que puderam conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. 

Os restaurantes da cidade de Tiradentes também abriram suas portas para os participantes do Festival, ao ofertarem cardápios especiais pelo período do evento, através da iniciativa do Tour
Gastronômico. A cada ano o número de participantes aumenta, sendo um deles o Restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Com quase todos os estado brasileiros já explorados pela Expedição Fartura Gastronomia, há um rico conteúdo a ser compartilhado com os visitantes. Por isso, em 2015, dois novos espaços foram apresentados ao público: o Espaço Aulas Senac, nomeado “Norte” e “Sul”, ofereceu diversas aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais de todo o país, ligados à gastronomia; no Espaço
Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers foram acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

Intercâmbio Inédito entre Festivais 

Outra novidade desta edição foi o intercâmbio entre as cidades de Tiradentes e Mougins, na França. Cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores. 

Gastronomia combinada com arte e música 

Dentro da proposta do Festival, de valorizar o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia, o evento apresentou uma rica e variada programação cultural. A 18º edição programou 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos. 

No repertório musical, Yamandu Costa e o Jazz Cigano Quinteto. A Orquestra Ouro Preto, com interpretações de canções da banda The
Beatles, e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda também estiveram presentes. Entre as atrações cênicas, opções para as crianças como a interpretação da história O Pequeno Príncipe, pelo Grupo Girino, e o Folclore do Mestre André, pela Cia. Candongas completaram a programação.