Em Minas Gerais, um pedaço de terra que encanta e enfeitiça: Carrancas.


A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil.
Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram construindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.

A cidade mineira de Carrancas, localizada ao sul do estado, foi desbravada pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes. A cidade foi fundada em meio ao ciclo do ouro e as viagens desde Parati trouxeram bandeirantes e as suas famílias em 1718, ano em que os mesmos teriam fixado residência às margens do Rio Grande. Mais tarde, o povoado viria a ser denominado Nossa Senhora do Rio Grande. A igreja matriz foi construída em 1720, e em seu interior encontramos pinturas do mestre Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho.

Uma das mais importantes fontes de renda do município é a pecuária de corte e de leite, juntamente com a produção de cachaça, café, cana, eucalipto, milho, queijo, mandioca, feijão, arroz e artesanato.

Carrancas reúne em um só lugar, uma esplendorosa natureza com mais de 110 atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras, e um bom pedaço da nossa história. Um lugar bucólico em que o antigo e o novo se misturam em perfeita harmonia.

O município está se tornando um verdadeiro polo turístico em Minas Gerais. Possui uma enorme variedade de cachoeiras, poços, grutas e serras. Foi eleita em 2008 pela Revista Encontro de Belo Horizonte, a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais. Carrancas também é o local preferido pela equipe de núcleo de novelas da Rede Globo de Televisão. “Alma Gêmea” (2004), “Paraíso” (2009), “Amor Eterno Amor” (2012), são algumas das novelas e minisséries já gravadas, e recentemente (2014), Carrancas é o cenário da novela “Império”.

A nascente do Rio Capivari está na Serra das Carrancas, acoplado ao Complexo da Zilda (com cachoeiras, escorregador natural e gruta). Este complexo ecológico consta nas áreas prioritárias para conservação da Fundação Biodiversitas e está na área de transição ecologia da Mata Atlântica com o Cerrado. São aproximadamente 87 cachoeiras em Carrancas.

A nascente do Rio Capivari está na Serra das Carrancas, acoplado ao Complexo da Zilda (com cachoeiras, escorregador natural e gruta). Este complexo ecológico consta nas áreas prioritárias para
conservação da Fundação Biodiversitas e está no ecótono Mata Atlântica/Cerrado. São aproximadamente 70 cachoeiras em Carrancas.

Carrancas é muito procurada por turistas paulistas e cariocas, além dos mineiros, e por quem procura fuga e um bom descanso das grandes cidades.




Prefeitura Municipal de Carrancas
Prefeito: José Raimundo dos Santos (PMDB) (2013–2016)
Secretária de Turismo e Cultura: Iara França Teixeira
35 3327 1107
www.carrancas.mg.gov.br
3.992 habitantes (último senso IBGE)
1.060 metros de altitude









Comentários