Projeto “Caminhos do Cuidado” vai capacitar trabalhadores em saúde de Carrancas e região

O Projeto Caminhos do Cuidado tem como objetivo formar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares/Técnicos de enfermagem (ATENF) da Atenção básica em saúde mental (crack, álcool e outras drogas). O curso de formação pretende oferecer um conjunto de estratégias e conhecimentos, que possibilitem aos ACS e ATENF acolher e cuidar de forma integral do usuário a partir de sua inclusão no sistema de saúde.

Em Carrancas e região (Ribeirão Vermelho, Ijaci, Itutinga e Ingá) as coordenadoras regionais do projeto, Alcione dos Santos Danzinger e Divina Roselaine Silva (SES-MG), realizam na cidade de Carrancas a capacitação de 44 participantes inscritos no projeto, todos são agentes comunitários de saúde de suas respectivas cidades. 

O período de realização está programado para cinco semanas. “Os alunos (ACSs e ATENFs), objetivo final do projeto, têm curso de formação com carga horária de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo” explica Roselaine.

Programação dos cursos e material didático

O projeto começou com a seleção de 10 educadores e a formação dos orientadores de aprendizagem, responsáveis pela capacitação e acompanhamento dos tutores no processo de formação em saúde mental, crack e outras drogas. Esses tutores, por sua vez, acompanharão os ACSs e os ATENFS por todo o curso.

Os orientadores de aprendizagem são profissionais de nível superior com pós-graduação em áreas como Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Básica, Educação ou Ciências Sociais. Para integrar o projeto eles participaram de processo seletivo e de uma oficina de formação pedagógica na modalidade presencial, com carga horária de 24 horas

“Os tutores participaram de um curso de formação com carga horária de 120 horas sendo 40h presenciais, e com critério de seleção classificatória, e 80h em Educação a Distância (EAD), acompanhados pelo orientador de aprendizagem”, comenta Alcione.

O Projeto

O projeto é do Ministérios da Saúde e envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, o Ministério da Saúde realiza cursos de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.

Em Minas Gerais, o Projeto é coordenado pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS/UNIMONTES) e pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).

O projeto Caminhos do Cuidado iniciado em março do ano passado encontra-se em sua terceira fase, e caminha em direção à meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para um total de 290.197 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs). Até dezembro de 2013, 695 orientadores e 2.310 tutores atenderam ao chamado da inscrição e destes foram selecionados 35 orientadores e 632 tutores atenderam aos pré-requisitos para formação e hoje há 227 tutores em sala de aula.

As Etapas

A primeira etapa do projeto iniciou-se em outubro de 2013. Membros da coordenação do projeto Caminhos do Cuidado (executiva, planejamento, infra-estrutura, grupo condutor, macrorregiões, acadêmica, pedagógica e comunicação social) se reuniram em uma oficina de trabalho, onde foram discutidos pontos na estrutura organizacional e o cronograma de datas para a elaboração dos trabalhos por área.

A segunda etapa do projeto foi consolidada em dezembro de 2013 e foram abertas seleções para orientadores e tutores nos estados de Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Amapá, Bahia, Alagoas e Amazonas.

A terceira fase do Projeto Caminhos do Cuidado foi iniciada em fevereiro com a participação dos Estados do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

2013 fechou com balanço positivo

A mobilização e articulação com Estados e Municípios, contando com a parceria dos Cosems e das Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública foi fundamental para sensibilizar os gestores para a importância da participação dos ACSs e ATENFs na formação oferecida pelo Projeto Caminhos do Cuidado.

Vale destacar que o ano de 2013 foi encerrado com a formação de 271 turmas e 10.201 alunos formados. O Estado de Pernambuco matriculou 3.768 Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em 94 turmas. O Estado de São Paulo criou 100 turmas e matriculou 3.352 alunos.

Serviço: projeto Caminhos do Cuidado – SES-MG

Apoio:
Secretaria Municipal de Saúde de Carrancas
Secretário: Sérgio Heitor de Rezende Teixeira
Telefone: (35) 3327 1107

Coordenação de Macro: Anna Leticia Ventre 
Telefone: (27) 9266-0174 
E-mail: sudestecaminhosdocuidado@gmail.com

Coordenação Estadual: Aparecida Rosangela Silveira 
Telefone: (31)84847366 
E-mail: silveira.rosangela@gmail.com

ETSUS - Escola Técnica de Saúde Unimontes
Rua Coronel Celestino, 65 - Centro
Montes Claros - MG
Telefone: 38 3229-8594 / 8591 / 8592
E-mail: ets@unimontes.br
Site: http://www.unimontes.br
Diretor:  Geraldo Antonio Reis
Coordenadora Pedagógica: Jaqueline Maia Lima

Escola de Saúde Pública de MG
Av. Augusto de Lima, 2061 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
Telefone:  (31) 3295-5090 / 3295-6772 / 3295-5896
E-mail: diretoria@esp.mg.gov.br diretoriaesp@gmail.com
Site: http://www.esp.mg.gov.br
Diretor Geral: Rubensmidt Ramos Riani
Coordenadora Pedagógica: Juliana Mesquita

Educadora: Sandra Arôca
Apoio Pedagógico: Andreia Souza
Técnico do MS/SGTES/DEGES: Bethania Meireles


Comentários