Turismo

Da Redação
Outubro/2015

Roteiros alternativos 
Projeto do Sebrae para o Turismo de Carrancas destaca qualificação e criação de novos produtos

A Secretaria de Turismo e Cultura de Carrancas realizou no dia 22/9, no salão de eventos Vereador Edgard de Souza Andrade, mais uma rodada de palestras para empresários do setor.
Participação significativa do setor para ouvir o palestrante Flávio Vitarelli, consultor do Sebrae, onde sinalizou para que todos busquem por soluções mais simples tanto na criação de novos roteiros quanto na divulgação.

No programa “Oportunidade de Negócios” do Sebrae para o Turismo, estão destacados os formatos: Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo para Naturistas e o Turismo Religioso, como alguns dos segmentos turísticos com potencial de investimento.

É preciso observar que o mercado turístico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Novas demandas surgiram, abrindo oportunidades de investimento para os empresários do setor. As mudanças também exigem ações capazes de atender às necessidades atuais, sem comprometer os recursos para as próximas gerações.

Um nicho que tem despontado é o de roteiros alternativos, como o ecoturismo, que pressupõe a utilização dos destinos turísticos de maneira sustentável. Há ainda o turismo naturalista e o turismo ligado à espiritualidade. Todos eles são destinados a públicos específicos.

Os roteiros alternativos são aqueles que se distanciam da oferta padrão de destinos turísticos. Oferecem outras formas de lazer e relaxamento, que podem contar com translado e hospedagem diferenciada, a exemplo de estada em uma colônia de pescadores.

Em geral, as pessoas interessadas nesses roteiros buscam conhecer outras potencialidades não oferecidas pelos pacotes tradicionais.
É importante que o empresário esteja atento às demandas do público, oferecendo serviços que foquem na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.

As ações de turismo alternativo podem ser implementadas por empresas de todos os portes, que podem atender desde turistas individuais, casais, pequenos grupos ou caravanas. Observar os diversos perfis de público é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

A empresa pode se especializar em um desses segmentos, ocupando nichos de mercado cujo potencial ainda pode ser amplamente explorado.

As estratégias de comunicação devem ser direcionadas aos potenciais interessados. Uma boa ferramenta para isso é o marketing digital, que possibilita a identificação direta dos grupos de interesse, a exemplo da divulgação em sites especializados ou nas redes sociais.


Da Redação
Agosto/2015
foto: Fernando Luigi

Aceitam-se boas ideias

É fato que nem sempre o Poder Público precisa ser o protagonista de grandes festas. Mas a Secretaria de Turismo e Cultura da cidade está disposta a ouvir novas propostas.

Por Iara França Teixeira

Carrancas sempre sofreu com a falta de grandes eventos. Esta, pelo menos, sempre foi uma reclamação dos moradores da cidade e até dos visitantes, que procuram opções diferenciadas entretenimento à noite por aqui e, muitas vezes, não encontram.

Além das tradicionais festas comunitárias - Estação, Traituba e Capela do Saco -, o calendário de eventos de Carrancas, até a algum tempo atrás, contava basicamente com o Carnaval, o aniversário da cidade, a Exposição Agropecuária e o réveillon, todos de iniciativa da Prefeitura Municipal.

Mas, venho observando mudança nesse cenário. Foi indiscutível a grande movimentação que o nosso município vivenciou neste mês de julho, em virtude de três grandes eventos: a Festa do Cavalo/Encontro de Cavaleiros, o 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, e a Exposição Agropecuária. Uma movimentação, a meu ver, extremamente positiva para comunidade local e para os turistas que aqui estiveram naquele período. Isso, sem falar da Festa Junina do Bairro Paraíso, que, a exemplo os dois primeiros eventos citados, aconteceram por iniciativa privada, provando que nem sempre o Poder Público precisa ser o protagonista de grandes festas.

Então, que venham outras iniciativas! A Secretaria de Turismo e Cultura está e sempre estará aberta para apoiar boas ideias.




Da Redação
julho/2015
foto: Fernando Luigi

Turismo: organizar é a solução

Numa relação de produtividade, Carrancas ainda tem um longo caminho a percorrer para, em termos ideais, equacionar e tirar os melhores resultados de sua vocação turística. Mas a cidade caminha a passos largos nessa direção. E se houver mais apoio do poder público e da população, essa velocidade pode crescer exponencialmente.

Nascida em Belo Horizonte, mas criada e educada em Carrancas, a engenheira química e ex-auxiliar legislativa da Câmara Municipal de Carrancas Iara França Teixeira ocupa atualmente o cargo máximo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da cidade. E, embora esta seja sua primeira participação como gestora numa secretaria municipal, Iara mostra muita seriedade, conhecimento no assunto e muita consistência no cargo. Essa é a conclusão lógica que se pode tirar desta entrevista exclusiva que ela, gentilmente, concedeu ao jornal Carrancas em Pauta. Confira!

Carrancas em Pauta: Dando uma nota de zero a dez, como a senhora avalia o atual estágio de aproveitamento da vocação turística de Carrancas na região? 
Iara França Teixeira: A nota atribuída é 5. Média, porque Carrancas está ainda longe da plenitude a se considerar o equilíbrio na relação vocação turística versus ideal a ser alcançado. Falta turismo rural de fato, falta sinalização, falta o Centro de atendimento ao Turista... Enfim, falta estrutura de base, juntando-se ao que podemos chamar de “gargalo”, a falta de pessoal e de recursos oficiais.

Todas as atrações e especialidades - como Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Turismo Religioso e Turismo Gastronômico - vêm sendo, hoje, adequadamente exploradas na cidade?
Não. O que podemos atribuir à prática do Ecoturismo é quando vemos pela cidade, turistas que de fato praticam esta forma de turismo com consciência ambiental. Precisamos evoluir tanto na infraestrutura quanto em criar regras para a formatação de uma "Regulamentação do Turismo" em Carrancas. Nas demais categorias citadas na pergunta, é preciso incentivar, aperfeiçoar e divulgar os eventos já existentes, e criar/fomentar eventos fora dos picos do calendário natural, ou seja, fora do mês de julho e do verão, períodos que já são consolidados pelo trabalho das próprias pousadas. Nos meses intermediários é preciso que haja mobilização de todo o comércio e da população para gerarmos demandas e, assim, trazer turismo o ano todo para cá.

Que dados estatísticos a senhora tem disponíveis sobre o aumento da movimentação de turistas na cidade? 
Podemos afirmar que a cidade, por um conjunto de fatores positivos, recebe a cada ano um número considerável de turistas de todo o país, e até de estrangeiros. Com isso, vimos registrando um crescimento próximo a 30% a cada ano. Carrancas, por meio de ações isoladas das pousadas e operadora de turismo - principalmente e quase exclusivamente no ambiente virtual, por meio da internet, sites e redes sociais - vai se projetando a nível nacional e internacional. Ações pontuais geradas pela Secretaria Municipal de Turismo de Carrancas repercutem da mesma forma, ou seja, pelo site oficial da Prefeitura. Fizemos “Blitz Educativas” para um levantamento estatístico neste verão e, como exemplo, nos dias 30, 31 de dezembro de 2014 e no dia 1º de janeiro de 2015, obtivemos os seguintes dados: dia 30 foram abordados 200 veículos; no dia 31, 396; e no dia 1º de janeiro, foram 244, perfazendo um total de 840 veículos em três dias, sem repetições. Daí, se calcularmos uma média de três pessoas por veículo, temos, portanto, um contingente de 2.520 turistas em apenas três dias circulando na cidade, o que é bastante significativo. A população urbana, na verdade, chega quase a triplicar nos finais de ano. Já no inverno, podemos cortar em 50% o volume de visitação à cidade.

Sabemos que as atrações turísticas naturais na cidade são inúmeras. Mas como a senhora avalia esse panorama através do prisma da capacidade oferta dos receptivos - como hotéis, pousadas e restaurantes -, bem como no que diz respeito a atrações culturais e turismo de negócios? Tal oferta é suficiente, ou precisa ser aperfeiçoada?
Quanto à quantidade de oferta de leitos, podemos até afirmar que é compatível com a demanda. Já quanto à questão alimentação, existem traços de que faltam restaurantes, bares e mais vida noturna. Mas Carrancas não é só cachoeiras, serras, passeios e trilhas, podemos e devemos criar mais opções de atrativos para os turistas, como por exemplo o turismo rural e a criação de uma casa de cultura ou museu.

Ainda nesse âmbito, qual foi o resultado das gravações realizadas recentemente pela Rede Globo para a novela "Império" na cidade? Não é a primeira vez que a cidade é cenário de ações do gênero, não é mesmo?
A novela “Império”, da Rede Globo, foi a 11ª produção realizada aqui na cidade, mas como foi elaborada para exibição no horário das 21h00, a faixa horária e de público atingida proporcionou um resultado surpreendente, diferentemente das anteriores, que em sua maioria foram produzidas para o horário das 18h00. Ainda temos muita procura por parte de turistas que desejam conhecer os locais de filmagem dessa novela. A equipe da novela “Império” ficou em Carrancas 20 dias para produção das primeiras cenas, e o volume de pessoas envolvidas direta e indiretamente nessa produção movimentou economicamente a cidade durante um período em que a cidade estaria parada. Foi ótimo, em todos os sentidos.

Quais são as metas de curto, médio e longo prazos da Secretaria para o desenvolvimento turístico da cidade e da região? O que de mais urgente precisa ser feito? 
A Administração Pública não é diferente da iniciativa privada quando se pensa em criar produtos para gerar receitas. É sempre uma via de duas mãos, ou seja, criar-planeja-executar exige investimento ou recursos de alguma origem. E a Administração Pública não pode correr no caminho da gestão irresponsável. Afinal de contas, administramos dinheiro público. Assim, buscamos parcerias nas esferas estaduais e federais, e mesmo na iniciativa privada para viabilizar ações já definidas em nosso calendário anual e oficial. Agora, estamos apostando num projeto que o SEBRAE-MG de Lavras vem desenvolvendo, chamado Turismo de Natureza e Rural de Carrancas. E este sim, está dando sinais consistentes de que deverá se consolidar e se efetivar. E esta Secretaria terá foco principal, nos próximos meses, na elaboração do no nosso tão sonhado Plano Diretor. No mais, fica inviável até prescrever novas ações sem estrutura local, regulamentação turística, regras e a contratação de agentes fiscalizadores. 

E quais são as principais ações e campanhas que Carrancas está promovendo para atrair turistas para a cidade?
O turismo de Carrancas precisa se organizar. Quando estivermos no caminho para distribuir melhor nossos visitantes, aí sim acho prudente o Poder Público em parceria com a iniciativa privada investirem em campanhas para atrair mais turistas. 

Turismo e preservação ambiental nem sempre caminham de mãos dadas. Como é essa realidade em Carrancas, e que providências a Secretaria de Turismo vem tomando para preservar o patrimônio natural da cidade, em função do aumento do número de turistas que a visitam?
Reforçando o que disse há pouco, a Regulamentação do Turismo em Carrancas é a saída para se conseguir organizar o turismo na cidade e, consequentemente, diminuir o impacto negativo que a atividade exerce sobre o meio ambiente. Temos o Plano de Mobilidade e Acessibilidade aos Atrativos Turísticos de Carrancas elaborado em 2014 por uma Câmara Temática criada pelo COMTUR, composta por representantes dos diversos setores do turismo, que trabalharam por quatro meses com assessoria especializada contratada pela Prefeitura. A execução deste plano, em acordo com o diagnóstico ambiental dos principais pontos turísticos que possuímos, é um excelente começo para enfrentarmos de maneira consistente, os inúmeros desafios, problemas, ameaças e oportunidades, atuais e potenciais referentes ao acesso, hoje desorganizado, aos atrativos turísticos do município. Mas esbarramos novamente na escassez de pessoal e no pouco envolvimento dos principais atores deste processo. E qualquer pessoa interessada pode ter acesso a ele aqui na Secretaria de Turismo. Outro passo importante é a implantação do Parque Cachoeira da Fumaça. Uma área pública que poderá se tornar um modelo para os demais destinos de passeios em cachoeiras da cidade que estão dentro de propriedades particulares. Temos que dar este primeiro passo, porém, a falta de recursos oficiais ainda nos impede de concretizar esse projeto.

Para finalizar, como a senhora avalia a proposta polêmica da instalação de uma mineradora em Carrancas? 
Acreditamos que se esse projeto se materializar, isso será totalmente negativo para o desenvolvimento do turismo na cidade. Temos exemplos de cidades vizinhas que “receberam” mineradoras e hoje vivem penúrias por conta do caos que esse extrativismo promove. Acreditamos, também, que o Plano Diretor de Carrancas trará novos ecos para a sociedade, a fim de conduzirmos melhor o turismo na cidade.