Destacamento da PM em Carrancas está de “casa nova”

Cerimônia de inauguração da nova base contou com a presença de populares, autoridades civis, militares e eclesiásticas

À frente da nova sede, da esquerda para a direita: Soldado Mirada, Soldado Monteiro, Sargento Moacir - Comandante do Destacamento, Sargento Josué e o Sargento Sérgio

Na quarta-feira (28/10) a cidade de Carrancas parou para prestigiar a concretização de um projeto que envolveu a Prefeitura Municipal de Carrancas, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede na cidade de Lavras, a Câmara Municipal de Carrancas e o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Carrancas. 
A nova base do Destacamento da PM em Carrancas agora está situada na Av. Brasil esquina com a Rua Orlando Ferreira, no centro.

Um amplo casarão foi totalmente reformado e adequado para receber uma estrutura melhor tanto para o atendimento da população, como também para alojar o efetivo de militares proporcionando conforto e suporte para as operações de segurança da cidade.

Quebrando a rotina do carranquense, a PM organizou uma inauguração pomposa
com a participação da banda militar e a ilustre presença do Tenente-Coronel Comandante Maurício Gonçalves Vieira que atendeu a nossa reportagem antes do início da cerimonia oficial.

O Comte. Maurício falou sobre a área de atuação do 8º Batalhão da PM que realiza a segurança pública para 25 municípios desta região e que as estatísticas são favoráveis se comparado ao plano nacional de ocorrências.
Em relação ao atual quadro efetivo da PM que atende por meio do Destacamento Carrancas, o Comte. Maurício ainda não vê a necessidade de ampliação, pois os índices de ocorrências registradas são consideradas dentro de um nível aceitável. Entretanto, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais estará realizando concurso até meados de 2016 e em 2017 espera-se a conclusão da academia e do treinamento dos 1042 novos militares e alocá-los nas praças que dispõe de vagas.

O 8º Batalhão da Polícia Militar, conta o comandante, disponibiliza de um serviço denominado Companhia Tático Móvel para apoio aos destacamentos militares dentro da área geográfica sob o seu comando, que mobiliza-se de forma rápida e eficiente proporcionando retaguarda e ações efetivas de acordo com cada necessidade.
Um outro assunto que não poderia ficar fora desta pauta nesta entrevista, é a questão das drogas que espalha-se com grandeza de números tanto de usuários quanto de traficantes por todos o país, o Comte. Maurício lamentou e demonstrou preocupação salientado um serviço de significativa importância disponível para toda a população que é o DDU 181 - Disque Denúncia Unificado. O serviço garante total sigilo ao denunciante.

“O Disque Denúncia Unificado – DDU é um serviço que o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Defesa Social, disponibiliza aos cidadãos mineiros, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e em parceria com o Instituto Minas Pela Paz. O Disque Denúncia consiste em uma central única de recepção, processamento e resposta de denúncias anônimas de crimes e sinistros, que funciona através do tridígito 181, mantendo o anonimato do denunciante. O DDU tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos”, explica o Tenente Coronel  Comandante Maurício Gonçalves Vieira.


Comentários